quarta-feira, 11 de junho de 2008

Portugal - Reposição da Autoridade do Estado e da Ordem Pública


Ao cabo de 3 dias de desacatos, não será tempo de encontrar soluções pragmáticas e de repor a ordem pública inerente ao Estado de Direito? Se não se estabelecem limites bem claros o mais provável será o agravamento de outras situações com a abertura deste precedente para o futuro.

Um comunicado ao País seguido da reposição firme da legalidade e do cumprimento integral das regras de protesto cívico sem espaço para abusos: penso que poderia já ter sido essa a actuação das autoridades. Entendo que é o papel que o Estado assumir de imediato a garantia da ordem pública e prover às necessidades (e direitos) de toda a população - e não apenas continuar a defesa da colecta de impostos ou na tolerância fiscal para alguns, não actuando aparentemente muito mais do que na gestão negocial dos acontecimentos e na mera limitação de danos.

Será neste silêncio oficial que se sossega a população que começa a sentir as dificuldades da presente crise social? Espera então o Executivo que o futebol alivie as tensões acumuladas? Existe porventura esperança de resolução mágica da situação no pão e circo,(no caso presente mais circo do que pão), a velha receita romana?

Muito cuidado pois com a atitude de fuga em contenção, tal e qual a política de avestruz, perante a manifestação da revolta sem respeito pelas normas estabelecidas e com o atropelo dos direitos de quem não deseja exercer o direito à greve. Ignorar tais comportamentos de desrespeito dos direitos de todos em prol das reivindicações de alguns pode vir a dar muito mau resultado, agora e no futuro.

...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Insónia - As 10 boas regras para promover um sono reparador




1.Mantenha um horário de sono alterando-o muito pouco, mesmo durante o fim-de-semana.

2.Tente não se esforçar por adormecer já que o sono deve surgir naturalmente. Quando aquele não chega quando se deseja o melhor é levantar-se e realizar qualquer actividade de relaxamento ou descontracção – uma sugestão poderá ser a de planificar na sua agenda a resolução dos assuntos pendentes para o dia seguinte ou arrefecer o corpo por alguns minutos (com os olhos abertos) e de seguida regressar à cama; isto providencia uma clara distinção entre o estado de vigília e o entorpecimento da insónia.

3.Pratique exercício físico de forma regular de modo a equilibrar os níveis de ansiedade e prevenir o stresse; a isto acresce que a prática diária de exercício físico seguido de relaxamento melhora a qualidade do sono por via das endorfinas. No entanto, é desaconselhável a actividade física antes de dormir.

4.Dormir com ruído, excesso de luz, demasiado calor ou frio não promove o sono, por isso providencie um ambiente adequado no quarto de dormir, sem a presença próxima de aparelhos eléctricos (tv, computador ligado, telemóvel ou despertador electrónico próximos).

5.Evite ingerir uma grande quantidade de comida antes de dormir; no entanto tentar adormecer com fome também não é o mais indicado, sendo aconselhável fazer uma leve refeição quinze minutos antes de dormir (por exemplo: um copo de leite morno e um par de biscoitos sem açucar).

6.Evite também o café e as bebidas com cafeína (chá preto e afins ou coca-cola ou outros refrigerantes) depois das 20 horas uma vez que aquelas são estimulantes do Sistema Nervoso Central.

7.O tabaco também funciona como estimulante assim como pequenas doses de álcool (em doses mais elevadas o álcool funciona como depressor), sendo que ambos devem ser evitados até 2 horas antes de dormir.

8.Evite dormir por períodos aleatórios durante o dia, com exepção para uma pequena sesta ou periodo de repouso (entre 20 a 30 minutos) depois do almoço.

9.Os estímulos electromagnéticos do televisor e do computador devem ser evitados cerca de uma ou duas horas antes de ir para a cama de modo a permitir que a actividade cerebral diminua durante o período que antecede o sono.

10.Se dormir mal uma noite procure não desesperar. Na noite seguinte deite-se à hora habitual.

...