quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tragédia na Madeira: Um desastre já anunciado há dois anos (Versão 5 Minutos)



Passo a citar ipsis verbis o Semanário Expresso on-line:

«Em 2006, um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro apresentou no 10º Congresso Nacional de Geotectina, em Lisboa, um estudo sobre as consequências da construção excessiva no concelho do Funchal, desde o aluvião registado em 1993.

Intitulada "Impacte Ambiental Provocado pela Construção subterrânea na baixa citadina do Funchal", a investigação desenvolvida por João Batista Silva, Fernando Almeida e Celso Gomes, chama a atenção para "a crescente construção na baixa citadina do Funchal".

Para os académicos, "o estreitamento e ocupação dos leitos das ribeiras conduziram à impermeabilização do solo e subsolo, que tem vindo a danificar o património edificado, e que representa um perigo crescente face à possível ocorrência de cheias".

Os especialistas, que foram apelidados de "cientistas loucos" pelos governantes madeirenses, sugeriram então seis medidas "para minimizar os efeitos das aluviões":

1 - Recuperação da floresta indígena (Laurissilva) nas zonas montanhosas e nas cabeceiras dos principais cursos de água para aumentar a infiltração de água e combater a erosão dos solos;

2 - Planeamento do território que envolva a gestão integrada dos recursos hídricos;

3 - Identificação, caracterização, controlo e monitorização do movimento de depósitos nas ribeiras, que possam dar origem a escorregamentos e/ou correntes de lamas;

4 - Remoção de vegetação, materiais geológicos e entulhos e lixos do leito das ribeiras;

5 - Definição de um modelo hidrodinâmico capaz de prever em tempo real a ocorrência de cheias na baixa citadina e gestão dos canais de escoamento;

6 - Elaboração de cartas de risco de cheias (Aluvião) que tenha em conta para uma dada área as condições geológicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrológicas.»



Errando, corrigitur error.

...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Madeira

...

Foto tirada em Agosto de 2009.


Ontem, 20 de Fevereiro de 2010, vimos assustadoras imagens das consequências de uma calamitosa tempestade que se abateu sobre o arquipélago da Madeira.

Esse excepcional temporal provocou dezenas de mortos e desaparecidos, centenas de desalojados e enormes perdas materiais na nossa paradisíaca ilha, local que tanto gostei de visitar em Agosto de 2009.

Estou desolado com esta chocante desgraça e solidário com os nossos compatriotas madeirenses neste momento trágico para tantas famílias e difícil para todos aqueles que foram prejudicados pelo tremendo temporal.

Passada a catástrofe, há que auxiliar as vítimas a refazer as suas vidas, reconstruir o que foi devastado, planear adequadamente a florestação assim como o urbanismo do território para prevenir tamanhos danos e reduzir riscos futuros quando ocorrerem outros fenómenos meteorológicos extremos.

Ânimo, caros amigos!
...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O jovem e o velho

Olhando esta foto do jovem com a execrável farda nazi, e sabendo da posição que o mesmo ocupa hoje na hierarquia da Igreja Católica, recordo-me quão actual continua sendo a mensagem de Jesus: "Quem de vós está isento do pecado, atire a primeira pedra!" .

Quando em Maio este homem nos visitar é importante recordar: benedictus qui venit in nomine domine .

...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Liberdade de Expressão




Por casualidade assisti hoje num programa da RTP1 – creio que se chama Notas Soltas - o socialista António Vitorino defender o indefensável num esforço racional traído pela linguagem do seu corpo: as expressões de desagrado, de medo, irritação, ocultação, numa face intensa e subitamente ruborescida assim que lhe foi colocada a primeira pergunta sobre a trapalhada das escutas recentemente reveladas.
Fez claramente um frete e bateu-se honrosamente no papel que lhe cabe argumentando com a convicção forçada de quem não deseja trair os seus. Não me convenceu nisso mas, sem evidências que provem o contrário, continuo certo que é uma pessoa com mais dignidade do que aqueles que se dispôs defender.

...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Doentes em coma vegetativo conseguem comunicar


Foi publicado no New England Journal of Medicine um estudo no qual participaram investigadores da Universidade de Lièje, na Bélgica, e Cambridge, no Reino Unido onde se descreve que um homem que estava em estado vegetativo desde há cinco anos conseguiu comunicar e responder “sim” e “não” usando unicamente a sua mente.

A equipa de investigadores desenvolveu um novo método que permite a pacientes em estado vegetativo, comunicarem com o mundo exterior por meio de novas tecnologias de scanner cerebral.

Em 2003, o homem de 29 anos, cuja identidade não foi revelada, sobreviveu a um grave acidente de trânsito mas ficou sem se poder mexer ou falar, num estado considerado vegetativo. A sua actividade cerebral foi examinada graças à técnica de Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMF), enquanto respondia a questões simples como: “O nome do seu pai é Thomas?”. Os investigadores conseguiram perceber que eram activadas as mesmas áreas do cérebro que no indivíduo saudável.

Entretanto, a experiência foi realizada em mais 23 pacientes em coma, dos quais quatro deram sinais de consciência, de onde se conclui que esta técnica é um avanço importante porque tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos pacientes mas não demonstra que todos os pacientes em estado vegetativo têm actividade cerebral relevante.

Note-se que há dois meses atrás foi noticiada a história de Rom Houben, um belga vitimado por um acidente de viação que se julgava estar em estado de coma durante 23 anos, mas que mais tarde se veio a provar que durante todos esses anos tinha plena consciência do que acontecia ao seu redor, o que reforça a importância da pesquisa nesta área de investigação.

...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mecanismos de Defesa


Os mecanismos de defesa são manobras psicológicas que tentam suprimir pensamentos ou sentimentos desagradáveis ou indesejados, ou lidar com forças exteriores.

Os indivíduos podem utilizar mais do que um mecanismo de defesa e o repertório individual pode mudar com o tempo.

Quanto mais amadurecido é o nível dos mecanismos de defesa do sujeito, maior é a probabilidade de ter um Insight adequado e fazer juízos correctos. Do mesmo modo, quanto mais imaturos ou psicóticos forem os mecanismos de defesa utilizados, menor é a probabilidade de o indivíduo ter Insight e fazer juízos correctos.

Tipos Maturos
Altruísmo
Humor
Sublimação
Supressão

Tipos Neuróticos
Repressão
Deslocamento
Dissociação
Formação de reacção
Racionalização

Tipos Imaturos
Clivagem
Externalização
Idealização
Projecção
Passagem ao acto

Tipos Psicóticos
Negação
Distorção

...