domingo, 28 de março de 2010

Máfia, Ndrangheta, Cosa Nostra, Camorra… quando a Face Oculta da Realidade Decadente supera a Ficção!



o video é para escutar enquanto se lê o texto...)


A Operação Mãos Limpas (ou Mani Pulite) foi uma investigação judicial de grande envergadura em Itália que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990, na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano em 1982, que implicava a Máfia, o Banco do Vaticano e a Loja Maçónica P2.

A Operação Mãos Limpas levou ao fim a Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos. Durante esse mediático processo alguns políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos.

Apesar do sucesso da operação Mãos Limpas no combate à Máfia italiana, sabe-se contudo que a principal motivação desta operação foi a de desviar a atenção da opinião pública das graves denúncias que o dissidente Vladimir Bukovski trouxe dos Arquivos do KGB: provas de que praticamente toda a imprensa social-democrata da Europa tinha sido financiada pela KGB durante a década de 80.

No começo deste caso, as denúncias de Bukovski não despertaram grande interesse, já que prevalecia o pretexto de que não se deveria reabrir "velhas feridas" do passado que colocassem em causa o establishment político de então, além de vigorar também a ideia de que o tema da guerra fria era um assunto superado. Mas à medida que novos dados foram sendo revelados, os jornais passaram a dar mais atenção aos documentos de Bukovski e às suas as graves implicações.

Quando foi revelado que o Partido Comunista Italiano havia recebido directamente pelo menos quatro milhões de dólares da KGB, o Parlamento Italiano foi então pressionado pela opinião pública a realizar uma investigação fiscal a todos os envolvidos. Isso provocou uma fortíssima reacção do Partido Comunista Italiano que, como resposta, convocou juízes que estavam no seu quadro de colaboradores para que organizasse uma campanha de grande repercussão publicitária nos media internacionais, com o objectivo de mudar a estrutura polarizada que tradicionalmente caracterizava a vida política da Itália, baseada na oposição entre regimes democráticos e comunistas.

O resultado foi o descrédito da reivindicação fundamentada no anticomunismo e todos os partidos políticos, com excepção do PCI, acabaram por serem investigados, ao mesmo tempo que a campanha operação "Mãos Limpas" tomou para si, por meio de um intenso esforço propagandístico, o mérito pelo combate a Máfia, uma luta judiciária que já estava a ser efectuada desde a década de 1980.

De notar que, na arriscada batalha efectuada pela Justiça italiana contra as organizações criminosas durante a década de 80, ficaram notórios os trabalhos solitários de magistrados como Paolo Borsellino e Giovanni Falcone, este último realizando o seu valente combate contra a Máfia durante onze anos a partir do seu escritório-fortaleza. Igualmente famoso ficou o testemunho do ex-mafioso Tommaso Buscetta por ser o primeiro "capo" da Máfia italiana a quebrar o código de silêncio (ou a omertà), tornando-se então um pentiti.

Durante a campanha da operação Mãos Limpas, 2.993 mandados de prisão foram expedidos; 6.059 pessoas estiveram sob investigação, incluindo 872 empresários, 1.978 administradores locais e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros.

A publicidade gerada pela operação Mãos Limpas acabou por deixar na opinião pública a impressão de que a vida política e administrativa de Itália estava mergulhada na corrupção com o pagamento de " luvas" para a concessão dos contratos do governo italiano.

A operação Mãos Limpas chegou a alterar a correlação de forças na disputa política italiana, reduzindo o poder de partidos que haviam dominado o cenário político de Itália pós-guerra. Partidos como o Socialista (PSI) e o da Democracia Cristã (DC), foram reduzidos, durante a eleição de 1994, somente em 2,2% e 11,1% dos votos, respectivamente.

Se a situação tentacular italiana está ou não controlada, não é possível afirmar sem uma reflexão mais profunda da realidade económica e política actual...mas sabemos cada vez mais acerca do real carácter do Primeiro-Ministro que está, mesmo apesar do intenso controle exercidos sobre os media locais.

Este ano, espero ainda passar uns magníficos dias na bela península mediterrânica, revendo locais, gentes, a história de um império de outrora. Afinal de contas, bem vistas as muitas semelhanças entre os dois Estados, é quase como estar no meu País.

...

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Delta do Nilo está a afundar




A Barragem Aswan High é uma das maiores represas do mundo, no Nilo, no sul do Egipto, construída para controlar a água, armazená-la para tempos de seca e está equipada para fornecer energia hidroeléctrica.

O pior que está a acontecer é a erosão costeira, a subsidência (processo de rebaixamento da superfície terrestre, com amplitude regional a local, por causas tectônicas) e a compactação do solo delta. Durante milhares de anos, o rio Nilo tem, de certa forma, compensado por esses processos naturais, através da apresentação de sedimentos e água fresca.

No entanto, a barragem agora bloqueia os sedimentos mais a montante do Cairo e como resultado, o delta está a afundar. Enquanto isso, o Mar Mediterrâneo deverá aumentar devido ao aquecimento global. Como primeiro passo, o Egipto e as Nações Unidas decidiram lançar um estudo, que deverá durar cinco anos, sobre quais são as medida de prevenção para proteger o delta da invasão do mar.

Os investigadores egípcios apressam-se para conseguir os dados necessários, o governo está ã avançar com uma série de megaprojectos para aumentar a área habitável do país. A iniciativa mais ambiciosa é uma bomba gigante que desvia dez por cento das águas do Nilo para uma região desabitada, no deserto, para criar um novo Delta.


...

sábado, 20 de março de 2010

Planeta com Fome - O que o Mundo Come

O livro "Planeta com Fome - O que o Mundo Come" compara 600 refeições na vida de 30 famílias, oriundas de 24 países.

Nas fotos reproduzidas abaixo, repare-se bem na dimensão da família, na dieta alimentar de cada país, no tipo de alimentos colocados em cima da mesa (ou no chão) e no orçamento semanal.


1 - Alemanha: Família de Bargteheide (4 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 375.39 Euros / $500.07 dólares.



2 - Estados Unidos da América: Família da Carolina do Norte (4 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: $341.98 dolares.



3 - Itália: Família da Secília (5 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 214.36 Euros / $260.11 dolares.



4 - México: Família de Cuernavaca (5 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares.



5 - Polónia: Família de Konstancin-Jeziorna (5 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 582.48 Zlotys / $151.27 dólares.



6 - Egípto: Família do Cairo (12 pessoas).
Despesa com alimentação durante uma semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares.



7 - Equador: Família de Tingo (9 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: $31.55 dólares.



8 - Butão: Família da vila de Shingkhey (13 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares.



9 - Chade: Família do campo de refugiados de Breidjing (6 pessoas).
Despesa total com alimentação durante uma semana: 685 Francos / $1.23 dólares.

...
Expresso, 20 de Março de 2010 .
...

terça-feira, 9 de março de 2010

Woody Allen - Whatever Works



Um filme muito divertido, mesmo quando Woody Allen repete a sua fórmula habitual: o sarcasmo e a ironia ao serviço do Humor sobre a natureza humana de uma certa civilização ocidental contemporânea.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Células estaminais podem reparar defeitos ósseos

...

A nova Medicina regenerativa é uma esperança terapêutica que pode tornar obsoletas as cirurgias radicais, tais como a da Prótese da Cabeça do Fémur da foto abaixo ...


Um Estudo publicado no "Tissue Engineering":

As células estaminais do sangue do cordão umbilical podem ser utilizadas na reparação de defeitos ósseos causados por traumatismos, infecções, tumores ou malformações congénitas, demonstrou um estudo publicado no "Tissue Engineering".

O investigador Rui L. Reis, da Universidade do Minho, director do grupo 3B´s e do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e um dos membros do corpo editorial da publicação, afirmou que o estudo teve como objectivo testar "a capacidade de diferenciação osteogénica (em células ósseas) e de formação de osso".

Num estudo realizado pelo laboratório do Shanghai 9th People's Hospital, na China, e liderado por Yilin Cao, a diferenciação foi feita "a partir de células estaminais mesenquimais de sangue do cordão umbilical, um tipo de célula que se pode transformar, por exemplo, em osso, cartilagem ou gordura".

"Os resultados provam o que eu e outros investigadores temos dito: há que olhar para o futuro e não só para as actuais aplicações das células do cordão umbilical no tratamento de doenças sanguíneas, ao pensar na criopreservação", acrescentou o investigador.

Rui Reis relembrou que o laboratório do Instituto que dirige, sedeado no Avepark, em Guimarães, e que é líder europeu na área de engenharia de tecidos ósseos, "chegou a resultados semelhantes aos destes conceituados investigadores chineses com quem até colabora".

"Temos obtido, e publicado, excelentes resultados com suportes de origem natural e células estaminais de diversas origens, nomeadamente do cordão umbilical, gordura e fluidos amnióticos", revelou.

De acordo com o investigador, os estudos demonstram que "há no cordão não só células hematopoiéticas, mas também, como aqui foram estudadas, células mesenquimais (células multipotentes que são abundantes nos tecidos conectivos e se podem diferenciar em diversos tecidos) com um enorme potencial".

Num futuro próximo, como sempre afirmei, estas células não servirão só para tratar síndromes e deficiências ligadas a doenças sanguíneas, mas também para regenerar tecidos, curar diversas patologias e solucionar situações traumáticas", concluiu.

...